Reflexão Individual - Mário

Apesar desta UC ter como base uma temática que nunca me chamou a atenção, acabei por ter alguns pontos pelos quais obtive grande interesse e vontade de abordar com maior afinco e dirigindo essas mesmas aprendizagens para aquela que será a plateia da minha futura profissionalização, as crianças.

Os pontos que efetivamente me chamaram a atenção foram todos aqueles, que nos confrontaram, quer com programas, quer com sites ou ferramentas que permitiam a dinamização de componentes do currículo do aluno, criando assim uma linha simétrica com a das novas gerações, que cada vez mais são próximas das novas tecnologias. Gostei dos programas como o stripgenerator, o pixton, o kahoot e o wevideo e pondero, neste momento, um dia usá-los como ferramentas de apoio pedagógico e até mesmo a fazer uma tese que inclua os benefícios da utilização de algumas destas ferramentas na dinamização de conteúdos programáticos.

Alguns dos pontos negativos integram algum excesso de parte teórica (mais da parte das aulas do professor Tiago que não tem culpa uma vez que é essa a parte do programa que lhe cabe) e que em alguns momentos se torna repetitiva com aquilo que ouvimos desde cedo, mesmo o facto da segurança na internet, com a palestra que houve, ser pouco produtiva, tendo em vista desde cedo ouvir falar sobre isso na escola, em ações de sensibilização e de em parte colocar certas diligências em prática, no entanto isso não significa que o professor mediador da palestra não tenha sido dinâmico e apelativo, que a certa altura me fez participar ativamente durante a palestra.


A nível global, a cadeira tem potencial e os ganhos nas ferramentas de utilidade prática são vastos e ricos e é uma pena não ser toda a cadeira baseada nessas mesmas ferramentas e até que a parte teórica se fundamentasse mais na questão do uso dessas ferramentas, e da sua utilização e apreciação pelas crianças.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jogo didático-pedagógico - Kahoot - Construção frásica Letra P