Reflexão Individual - Mário
Apesar desta UC ter como base uma
temática que nunca me chamou a atenção, acabei por ter alguns pontos pelos
quais obtive grande interesse e vontade de abordar com maior afinco e dirigindo
essas mesmas aprendizagens para aquela que será a plateia da minha futura
profissionalização, as crianças.
Os pontos que efetivamente me
chamaram a atenção foram todos aqueles, que nos confrontaram, quer com programas,
quer com sites ou ferramentas que permitiam a dinamização de componentes do currículo
do aluno, criando assim uma linha simétrica com a das novas gerações, que cada vez
mais são próximas das novas tecnologias. Gostei dos programas como o
stripgenerator, o pixton, o kahoot e o wevideo e pondero, neste momento, um dia
usá-los como ferramentas de apoio pedagógico e até mesmo a fazer uma tese que
inclua os benefícios da utilização de algumas destas ferramentas na dinamização
de conteúdos programáticos.
Alguns dos pontos negativos
integram algum excesso de parte teórica (mais da parte das aulas do professor
Tiago que não tem culpa uma vez que é essa a parte do programa que lhe cabe) e que
em alguns momentos se torna repetitiva com aquilo que ouvimos desde cedo, mesmo
o facto da segurança na internet, com a palestra que houve, ser pouco produtiva,
tendo em vista desde cedo ouvir falar sobre isso na escola, em ações de
sensibilização e de em parte colocar certas diligências em prática, no entanto
isso não significa que o professor mediador da palestra não tenha sido dinâmico
e apelativo, que a certa altura me fez participar ativamente durante a palestra.
A nível global, a cadeira tem
potencial e os ganhos nas ferramentas de utilidade prática são vastos e ricos e
é uma pena não ser toda a cadeira baseada nessas mesmas ferramentas e até que a
parte teórica se fundamentasse mais na questão do uso dessas ferramentas, e da sua
utilização e apreciação pelas crianças.
Comentários
Enviar um comentário